Auriculoterapia dói?

porRaquel Hipólito

Auriculoterapia dói?

Depende…
Depende do material que é utilizado e do limiar de dor de cada pessoa.
Vou falar melhor dentro da escola que sigo que é a Escola Chinesa da Huang Li Chun, onde usamos semente de mostarda ou de vacaria para estimular os pontos.
Essas sementes ficam posicionadas e coladas na orelha com esparadrapo por  5 dias consecutivos, retiramos as sementes, a orelha descansa 1 dia e faz uma nova aplicação.

8

 

 

 

 

Para responder essa pergunta é importante termos em mente que os 160 pontos da orelha quando ficam mais sensíveis a dor, indicam que estão em desequilíbrio e precisam ser tratados.
Portanto se você chega no consultório para ser atendido com uma queixa por exemplo de inflamação no joelho, o seu ponto do joelho dependendo do grau da inflamação vai estar mais ou menos dolorido.
Em cima desse ponto será colocado as sementes de mostarda ou vacaria, e sim, esse ponto pode ficar dolorido, é uma dor suportável, que costumo dizer que “é a dor da melhora”.

Quando meu paciente pergunta se aquela dor que ele está sentindo na orelha é normal eu devolvo com uma pergunta:
Como está o seu joelho?
Normalmente a resposta é: Nossa, meu joelho está bem melhor, quase sem dor, já estou conseguindo fazer movimentos que antes não estava conseguindo.
Daí então eu respondo: Essa dor é normal sim, pois o ponto na sua orelha está sendo tratado, você pode perceber isso com a melhora que teve no joelho.

Faz parte do tratamento essa dor no ponto, o que temos que ficar atentos é somente se não está acontecendo algum processo alérgico no ponto, por causa do esparadrapo ou semente, do restante a dor no ponto é normal sim.

Hoje em nossa cultura Ocidental estamos acostumados com o imediatismo, com o alívio quase instantâneo da dor quando ingerimos um analgésico. Porém quando passa o efeito do remédio, a dor volta.
Já nos tratamentos da Medicina Tradicional Chinesa, a cura é profunda, existe um reequilíbrio energético, emocional e físico. Para esse reequilíbrio acontecer, vai doer um pouco, mas é uma dor que está curando profundamente.
O preço dessa dor na orelha vale muito a pena, já que a cura será de forma integral na sua saúde e vida.
Confie e faça o seu tratamento, você não irá se arrepender.

Sobre o Autor

Raquel Hipólito administrator

Deixe uma resposta